Linguagem clara:
7 perguntas e respostas que precisa saber.
Publicação: 6 novembro 2020 | Revisão: 5 julho 2022

Em 2010, os Estados Unidos da América aprovaram a lei federal “Plain Writing Act” que determina que as agências governamentais devem escrever uma forma clara, concisa e bem-organizada, em particular quando se dirigem ao cidadão. Esta forma de apresentar a informação chama-se linguagem clara (plain language ou clear language, em inglês) e não se limita à utilização de frases curtas ou de palavras comuns — é uma técnica de comunicação que garante a compreensão da nossa audiência. Parece-lhe interessante? Então continue a ler para saber mais.
O que é a linguagem clara?
De acordo com a Federação Internacional de Linguagem Clara, “uma comunicação está em linguagem clara quando o texto, a estrutura e o design são tão claros que o público-alvo consegue encontrar facilmente o que procura, compreender o que encontrou e usar essa informação.” A linguagem clara aplica-se na comunicação escrita, oral e gráfica e entra em linha de conta com:
- o estilo de escrita;
- a escolha de palavras;
- o formato do texto;
- a organização;
- as necessidades de informação do leitor.
De uma forma sumária e direta, a linguagem clara torna a informação mais fácil de ler e de compreender. Por estes motivos, é considerada uma técnica de comunicação inclusiva e mais transparente.

Quais são as vantagens da linguagem clara?
1. A linguagem clara poupa tempo e dinheiro.
Imagine que tem de fazer um exame médico que exige algum tipo de preparação, como ficar em jejum por 12 horas. Se não receber essa informação de forma clara, o que pode acontecer é, chegado o dia, não realizar o exame. Isso implica um prejuízo do seu tempo e, do lado da clínica, perda de rentabilidade do tempo reservado para si. Além disso, para marcar novamente é necessário ocupar os serviços de atendimento e eventualmente adiar procedimentos agendados que dependeriam dos resultados do exame. É um exemplo entre muitos outros, que mostra que a linguagem clara pode evitar repetição de procedimentos e poupança de tempo.
2. A linguagem clara aumenta a produtividade.
Utilizando o exemplo anterior, se os colaboradores da clínica tiverem muitos pedidos de reagendamento e esclarecimentos, vão estar desnecessariamente ocupados com isso, quando poderiam desempenhar outras tarefas. Assim, a sua produtividade podia ser maior se a comunicação tivesse sido clara e simples.
3. A linguagem clara protege o cidadão.
Por exemplo, para os doentes tomarem corretamente os seus medicamentos têm de compreender (e seguir) a posologia. Erros de medicação podem causar efeitos adversos e colocar em risco a segurança do doente.
4. A linguagem clara aumenta a adesão a procedimentos ou a regras.
A pandemia por COVID-19 demonstrou claramente este aspeto no que respeita ao uso das máscaras. Uma comunicação simples e esclarecedora sobre como, quando e porquê usar máscaras tem sido fundamental para controlar a crise pandémica.
5. A linguagem clara aumenta a satisfação dos clientes.
Um exemplo que gosto de usar são os seguros de saúde. Se os clientes das seguradoras compreendem bem o seguro que estão a contratar — direitos, obrigações, condições excecionais — não vão fazer reclamações, ficarão mais satisfeitos e podem até recomendar a outras pessoas. A mesma lógica pode ser aplicada noutros serviços e produtos, pois as pessoas preferem receber informação clara que conseguem compreender com facilidade, a receber informação complexa, difícil de ler e de descodificar.
6. A linguagem clara pode salvar vidas.
A linguagem clara é fundamental na comunicação de emergência. Numa catástrofe, como num terramoto, em que é necessário difundir rapidamente informação pela população, esta tem de ser simples, breve e precisa. Mensagens contraditórias, confusas e ambíguas podem agravar a situação de emergência e causar efeitos deletérios.
7. A linguagem clara fortalece a relação de confiança.
Comunicar de forma clara mostra transparência e aumenta os níveis de confiança do cliente/cidadão/leitor, independentemente de ser uma organização pública ou privada.
Quem beneficia de linguagem clara?
A linguagem clara torna a informação mais acessível a todas as pessoas. Para alguns grupos, mais vulneráveis, garantir o acesso e compreensão da informação é particularmente importante. Refiro-me a:
- Pessoas que não dominam a língua utilizada, como emigrantes e migrantes;
- Pessoas com dificuldades de aprendizagem;
- Pessoas com baixos níveis de literacia.
Simplificar é infantilizar? É comprometer o rigor?
É importante sublinhar que a linguagem clara não é uma simplificação ofensiva dos conteúdos e não pretende infantilizar o leitor. É, sim, uma forma concisa, direta e bem organizada de comunicar, que será apreciada por leitores com menor ou maior literacia. Utiliza palavras comuns e usa um tom mais informal. Assim, permite a apreensão rápida e objetiva da informação.
Além disso, ao simplificar a informação estamos a torná-la mais fácil de compreender, estamos a substituir o estilo académico ou burocrático por um formato mais amigável e acessível. As ideias principais são mantidas e são veiculadas de forma mais clara, por isso, não há perda de rigor.
Onde utilizar a linguagem clara?
A linguagem clara aplica-se na comunicação escrita, oral ou digital. Abaixo deixo alguns exemplos onde pode, e deve, ser usada:
- Websites
- Cartas dirigidas ao cidadão
- Folhetos informativos
- Brochuras de produto
- Convocatórias
- Termos e condições contratuais
-
Manuais de instruções
-
Aplicações de telemóvel
- Formulários
- Consentimentos informados
- Muitos outros conteúdos
Cada vez mais se recomenda usar linguagem clara no meio académico e científico. Por um lado, facilitará a apreensão da informação por quem já domina o tema e, por outro, permitirá a transferência de competências para outra áreas, o que pode ser o fator determinante de desenvolvimento e inovação. Neste sentido, artigos científicos escritos em linguagem clara (ainda que utilizando termos técnicos) darão um contributo inestimável.

Onde posso saber mais sobre linguagem clara?
Os seguintes websites têm recursos e informação que poderá ser-lhe útil:
Assim como os seguintes artigos deste blog:
“Any fool can make things bigger, more complex, more violent. It takes a of touch of genius and a lot of courage to move in the opposite direction.”
Albert Einstein