Blog Comunicar em Saúde
Anatomia de um material educativo de saúde
21 março 2022, PATRÍCIA RODRIGUES

A informação escrita é uma peça muito importante na comunicação em saúde. Folhetos informativos, manuais de autocuidados, conteúdos digitais, consentimentos informados e diversos materiais educativos podem ser utilizados isoladamente ou com o intuito de potenciar informação que é dada por outros canais. Por exemplo, dar um folheto informativo durante uma consulta médica pode melhorar a retenção e a compreensão por parte do doente. Porém, é necessário que o material de saúde esteja bem escrito e bem construído.
Neste artigo analiso alguns aspetos de um folheto informativo elaborado pela equipa da Unidade de Cuidados na Comunidade de Santa Maria da Feira. Chamo a atenção para a organização da informação, o layout do documento, adequação das imagens e formatação do texto. Faço ainda alguns apontamentos sobre a escolha de palavras (i.e. o texto), embora não seja o foco deste trabalho. A esse respeito recomendo os seguintes artigos do blog:
Visão geral do folheto informativo
Antes de partilhar a análise deste material educativo de saúde, aqui fica a visão geral. Trata-se de um tríptico, ou seja, é dobrado em três partes.
Clique para ampliar cada imagem.
Pode consultar o PDF do folheto aqui.
Capa do folheto informativo
A capa pode muito bem ser a única coisa que o público-alvo vê. Por isso deve ser visualmente apelativa, deve esclarecer sobre o conteúdo do folheto e deve convidar (ou convencer) à leitura.

Interior do folheto informativo




Verso do folheto informativo
Quando o folheto está impresso e dobrado, a imagem abaixo não é o verso. Na verdade, é o segundo painel que o leitor vê depois de abrir o documento. No entanto, como está hierarquizado com o número quatro (4. Benefícios da atividade física), é possível que o leitor leia o interior do folheto antes de, eventualmente, ler esta secção.
De acordo com o Modelo de Crença na Saúde (Health Belief Model) as pessoas alteram ou adquirem um comportamento de saúde se compreenderem: 1) o risco que correm, 2) os benefícios da ação proposta e 3) como podem ultrapassar as barreiras à mudança do hábito.
Por isso, a meu ver, o conteúdo que se segue devia estar no início do folheto. A informação dos benefícios/ganhos da prática de atividade física e, ainda que implicitamente, dos riscos, é o ponto de partida para a leitura atenta do folheto – é o gancho que desperta o interesse para ler e implementar as ações propostas.

Agora sim, o verso do folheto.
Neste artigo não me debrucei sobre a reformulação que podíamos fazer no texto para aumentar a clareza, diminuir as exigências de literacia em saúde e até influenciar a mudança do comportamento de forma mais assertiva. Se gostaria de ver um artigo com essa proposta, entre em contacto por email ou redes sociais!
When people receive accurate, easy-to-use information about a health issue, they are better able to take action to protect and promote their health and wellness.
US National Action Plan to Improve Health Literacy, 2010
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